Now Reading:
Idealizador da Ficha Limpa diz que Brasil precisa de nova versão da Lei

Idealizador da Ficha Limpa diz que Brasil precisa de nova versão da Lei

Completados 10 anos da Lei da Ficha Limpa, no último dia 4 – sem comemorações e lembranças, diante de tanta crise no País – seu principal idealizador, o ex-juiz Márlon Reis, crava para a Coluna que o Brasil demanda uma segunda e imediata versão.

“Agora precisamos ir mais longe. Tenho preconizado necessidade de uma Ficha Limpa digital, porque os crimes relacionados à distribuição de notícias falsas, uso de robôs e disparo automático de mensagens eletrônicas se constituíram em fontes inesgotáveis de desvios e prejuízos nos processos eleitorais”.

Márlon emenda que a Lei “introduziu não apenas rigorosos critérios de autorização para registro de candidaturas, mas também abriu debate importantíssimo sobre a ética na política, sem precedentes”.

Mais lembrança do ex-juiz: “A Lei é um alento para o Brasil nesse momento em que a discórdia, o discurso de ódio e a prática de atos ilícitos muitas vezes nos tiram a memória de momentos tão ricos e produtivos para a vida cívica”.

A Lei, de iniciativa popular, foi sancionada pelo então presidente Lula da Silva em 4 de junho de 2010, sem vetos. É a que lhe barra hoje a candidatura a presidente.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.