Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 10 de maio de 2025 - 0:49h

Interlocução do Planalto com movimentos sociais vira política de Estado

#compartilhe

Criador do canal de interlocução direto do Palácio do Planalto com variados movimentos sociais desde o início da gestão do PT na Presidência, há 11 anos, o ministro Gilberto Carvalho, hoje na Secretaria Geral da Presidência, conseguiu emplacar suas ações como políticas de Estado.

Está no Decreto 8.243 de sexta-feira, que instituiu a Política Nacional de Participação Social e o Sistema Nacional de Participação Social. Ou seja, independentemente do resultado da eleição no fim do ano, com a criação da política de Estado sucessores terão de manter o diálogo com sem-teto, sem-terra, sindicatos e afins.

Porém elas surgem em momento pertinente para o governo, na tentativa de minorar insatisfações de setores populares num momento crucial: pré-Copa e pré-campanha eleitoral.

Pelo decreto, o objetivo é ‘fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração e a sociedade civil’. Caberá ao governo, nesta interlocução, a ‘formulação, execução, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas e no aprimoramento da gestão pública’.

Procurada nesta segunda, a Secretaria Geral não se manifestou.

1 comentário em “Interlocução do Planalto com movimentos sociais vira política de Estado”

  1. José Wilson da Silva

    As pessoas destinatárias das leis de anistia e reparações faz tempo procuram uma aproximação com algum representante do Palácio do Planalto, mas não têm qualquer oportunidade de conversa. Mesmo a Presidente sendo uma ex-mal tratada pela ditadura foi a única presidente que até agora não recebeu qualquer representante das entidades; será que agora teremos oportunidades de pelo menos expor nossas estranezas com o cumprimento das leis??? Alô Ministro Gilberto, solicitamos uma audiência para um diminuto grupo de representantes dos beneficiários das leis de anistia. Aguardamos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.