Now Reading:
Itamaraty boicotou deputado e diplomatas do Irã

Itamaraty boicotou deputado e diplomatas do Irã

O Ministério das Relações Exteriores cometeu um ato considerado, entre gabinetes, boicote e desrespeito contra a Câmara dos Deputados e a diplomacia do Irã.

Um departamento do Itamaraty segurou por um mês um convite da Embaixada do Irã direcionado à Câmara. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), só recebeu o e-mail dois dias antes do evento marcado para Teerá – um debate entre nações amigas sobre o futuro das relações do Irã com EUA e Europa.

O caso, revelado agora pela Coluna, ocorreu no fim de maio deste ano, mas os diplomatas do Irã ainda se sentem ofendidos com a ausência do Brasil.

Longe daqui

Sabe-se que a presidente Dilma quer distância do Irã, apesar do novo governo considerado pelos EUA moderado. Ela nunca gostou do ex-presidente Ahmadinejad.

Mico

A Embaixada do Irã só soube do incidente quando o deputado ligou para perguntar o porquê do convite em cima da hora. E descobriu-se a manobra.

A praxe

Para casos assim, a Câmara deve receber comunicado até 15 dias antes, suficiente para que a Comissão aprove os nomes e representação; e a Casa, os custos das viagens.

Silêncio

Questionado sobre o incidente com o Irã, o Itamaraty desconversa e informa que está tudo bem. O deputado não quis se pronunciar sobre o assunto.

Este é o destaque da Coluna de hoje. Leia a íntegra aqui

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.