Now Reading:
Maluf, o vitorioso

Brasília, Segunda-feira, 08 de Outubro de 2012 – nº 267

Maluf, o vitorioso

Nem Eduardo Campos (PSB), ou Aécio (PSDB), tampouco Lula. O grande vitorioso das eleições é Paulo Maluf (PP). Sem disputar a eleição ou sair de casa, sem gastar um tostão, apesar de procurado pela polícia no mundo todo – exceto no Brasil –, o deputado e ex-prefeito continua na boca do povo, fez Lula se ajoelhar para ele, e por se aliar a Haddad (PT) ganhou a bilionária Secretaria Nacional de Habitação, que cuida do ‘Minha Casa, Minha Vida’ – programa carro-chefe do governo Dilma.

O CHEFÃO. Com todo esse cenário, a cotação de Maluf subiu no PP e na Câmara, onde é bajulado como padrinho pelos colegas. E passou a mandar também no Ministério das Cidades.

COLDRE & URNA. Novo tipo de crime eleitoral: Migração de Milícias. Pelo menos quatro PMs paulistas armados foram presos em Santa Inês (MA), protegendo candidatos e coagindo eleitores

GOLPE EM AÉCIO. Em Juiz de Fora, 3º maior colégio do estado onde Aécio se empenhou pessoalmente, o prefeito Custódio Mattos (PSDB) perdeu feio e ficou em terceiro. PMDB levou.

GÊMEOS NA TV. Tal como Russomanno (PRB), em São Paulo, a Record investiu no radialista Alcides Bernal (PP) em Campo Grande (MS), que ganhou programa de TV na capital e ficou popular como defensor do cidadão. Bernal lidera e vai ao segundo turno contra Edson Giroto (PMDB). Russomanno ficou para trás, como adiantou a coluna na quarta-feira.

AFOGADOS. O envolvimento direto do governador Perillo (PSDB), de Goiás, e do prefeito de Palmas (TO), Raul Filho (PT), no caso Cachoeira afogou seus apadrinhados. Jovair Arantes (PTB) perdeu feio em Goiânia. E Luana Ribeiro ficou em 3º na capital do Tocantins.

O POSTE MOR. O maior ‘poste’ das eleições deste ano, Marcus Alexandre, vai par o 2º turno em Rio Branco (AC) contra tucano. Apadrinhado pelos irmãos Viana (governador e senador), ele nunca disputou eleição e surgiu líder isolado.

FANTASMA. Tem ladrão para tudo neste país. Não se sabe se é fetiche democrático ou eleitor fantasma. Fato é que uma urna sumiu em Lago Verde (MA). Polícia sem pistas.

FUI. O Planalto vai perder seu maior especialista em Orçamento na Câmara, o vice-líder que negocia com a base há anos. Gilmar Machado (PT) foi eleito prefeito de Uberlândia.

BRABA. Dilma avisou que queria votar sozinha, para não se envolver na eleição em Porto Alegre. Em vão. Na saída da seção, apareceram a tempo para a pose da foto o governador Tarso Genro e o ex Olívio Dutra. Fechou a cara.

PAGOU CARO. Nas hostes petistas há a sensação de que a entrada de Marta Suplicy na campanha de Haddad foi bom só para ela, não para o candidato. E que o governo pagou caro ao nomeá-la ministra da Cultura.

RANDOLFE & SARNEY. Um dos vitoriosos de ontem foi o senador revelação Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Seu apadrinhado, Clécio, vai ao 2º turno em Macapá. José Sarney apoia discretamente o senador contra para enfraquecer os rivais, a família Capiberibe, que controla o estado.

VITÓRIA DO ELEITOR. Os institutos erraram feio em pelo menos quatro capitais. São Paulo, Curitiba, Vitória e Salvador. O caso mais curioso é a reviravolta em Curitiba, onde Gustavo Fruet (PDT) não tinha esperanças e chegou ao 2º turno com ajuda do PT.

VISTA GROSSA. Na Venezuela, Chávez distribuiu milhões em dinheiro no sábado, num similar ao Bolsa Família. Tudo bem se não fosse na véspera da eleição em que concorre a presidente.

DOIS MUNDOS. O diplomata Samuel Pinheiro Guimarães, esquerdista convicto, sobre a Venezuela: Chávez fez muito pelo social e erradicou o analfabetismo no país.

PONTO FINAL. A tensão é tão grande pelo resultado que bateu uma depressão geral nos candidatos paulistanos à Prefeitura na hora da pose para o voto.

_______________________________________

Com Marcos Seabra e Vinícius Tavares

www.colunaesplanada.com.br
[email protected]
Twitter @colunaesplanada

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.