Now Reading:
Médicos: certeza de cura de Lula só com exames por cinco anos

Médicos: certeza de cura de Lula só com exames por cinco anos

 Internado neste sábado, sem previsão de alta no Hosítal Sírio e Libanês de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue com  quadro bom, informa boletim divulgado no fim da tarde.

Segundo os médicos, não haverá mudanças na rotina de tratamento de Lula, que combate um câncer na laringe. Lula passou mal na noite  desta sexta, 10, e foi levado hoje ao hospital, onde a equipe que o trata decidiu interná-lo para exames.

“Após avaliação, foi constatada apenas presença de inflamação de mucosa da laringe e esôfago, decorrentes da radioterapia”, diz o  boletim.

Lula passa pela fase final do tratamento em radioterapia. Mas os médicos avisam que a certeza da cura só vem com exames esporádicos  durante os próximos cinco anos. E que tudo depende de disciplina.

Entende-se por disciplina, neste contexto, principalmente a alimentação. Mas no caso de Lula, também, evitar o fumo – ele fumava  cigarrilhas, com teores mais fortes de tabaco – e gosta muito de café espresso. Ambos são riscos.

Disciplina pessoal é uma palavra difícil para mandatários do poder. Quando em tratamento, e apesar da colostomia que o incomodava –  sempre otimista, ele queria revertê-la – o ex-vice-presidente José Alencar deleitava-se com saborosas doses de sua cachaça Maria da  Cruz, quando voava em seu jato. Era o seu momento de ‘indisciplina’, longe da mulher Mariza, que o cobrava, e dos médicos.

Os médicos, comedidos, evitam dar pitacos no cardápio do ex-presidente. Mas a próximos, Lula se revela atencioso à sua alimentação.

Em meados do ano passado, num avião em que voava de Brasília para São Paulo junto com o convidado Renato Rabelo, presidente do PCdoB, a comissária serviu risoto de frutos do mar à dupla. Intrigado com o prato, o ex-presidente soube do amigo, que leu o cardápio, a mistura de polvo, camarão, peixe, lula.. e soltou logo para Rabelo: “Então tira os frutos do mar e deixa só o arroz pra eu comer”.

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.