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Metade dos helicópteros R22 e R44 do País sofreu acidente

Metade dos helicópteros R22 e R44 do País sofreu acidente

Um levantamento inédito a pedido da Coluna sobre o setor de aviação civil revela um número assustador: praticamente metade dos helicópteros modelos Robinson R22 e R44 homologados no Brasil sofreu acidente. Os dados são confirmados pelo CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica. O País possui 216 aparelhos R22 e R44 homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil, e registrou 94 acidentes com os dois tipos de helicóptero em 10 anos, entre 2004 e 2014. Esse são os relatados. Somente este ano, foram quatro registros, três deles com seis mortes.

Radar. O R66 não tem registro de acidentes. Os modelos R22 e R44, os chamados ‘bolhas’, são muito usados por pilotos em treinamento, emissoras de TV, e empresários a passeio.

Os campeões. A ANAC tem homologados para voos no Brasil 137 modelos do R44 e 79 do R22. Os anos de 2010 (14), 2011 (18) e 2012 (15) registraram mais acidentes.

Alerta. Um aparelho seminovo custa até menos de R$ 1 milhão, o mais barato do mercado. Na última década, foram 53 acidentes com o R44, e 41 com o modelo R22.

Colisão numérica. A fabricante americana Robinson informou que as turbinas são Rolls  Royce, e hoje há 591 aparelhos voando nos céus do País. Mas os números não batem com os da Anac..

Plano de voo. Segundo a fabricante, o R22 é um helicóptero de dois assentos e ‘o único em fabricação para a instrução de escolas de aviação’. A despeito do alto número de acidentes, muitos com mortes, a Robinson informa que há variados registros no CENIPA de incidentes como ‘pouso brusco; perda de controle no solo; colisão em voo com obstáculo’ etc

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