Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 9 de maio de 2025 - 2:31h

MP das ferrovias tem presentão de 200 anos de concessão

Foto: Agência Brasil
#compartilhe

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, foi um paizão generoso para os empresários interessados nos modais ferroviários do Brasil.

Na recente Medida Provisória enviada ao Congresso Nacional sobre o plano de concessões, prevê outorga de ferrovias para  99 anos, prorrogáveis por mais.. 99.

Cita transporte de cargas e de passageiros, em ferrovias já construídas – e permite obras de interface modal, além de novas rotas, sob autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres. O Ministério evita, porém, detalhar a possibilidade de investimento em trens de alta velocidade. O foco, ao que parece no texto, é no transporte de cargas.  

Exceto esse presentão do prazo, o texto da MP passeia em trilhos textuais muito bem definidos para não ter brecha a especulações. Agora, a locomotiva da concessão está nas mãos, por ora, de senadores e deputados que vão debater a Medida.

Fato é que, a permanecer esses 99 anos de concessão, prorrogáveis, quem embarcar nisso tem negócio para quatro gerações da família.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.