Now Reading:
No País dos Jogos 2016, metade da população é sedentária

No País dos Jogos 2016, metade da população é sedentária

Charge de ALIEDO - http://aliedo.blogspot.com

Charge de ALIEDO – http://aliedo.blogspot.com

O País que sediará a Olimpíada de 2016 tem praticamente metade da população sedentária.

É o que vai concluir a pesquisa inédita sobre a prática de esportes e exercícios dos brasileiros a ser divulgada pelo Ministério do Esporte até Julho, a maior radiografia já feita sobre o segmento.

Pelos índices preliminares, 25,6% dos ouvidos praticam algum tipo de esporte regularmente; e 28,5% fazem atividades físicas. Mas os sedentários são 45,9% – equivalente a 67,3 milhões de habitantes na faixa etária de 14 a 75 anos. No quesito sedentarismo, elas ganham dos homens: as mulheres correspondem a 50,4%, e eles, 41,2% .

Os dados por gênero estão nivelados, com pequenas variações sobre temas. Na maior discrepância dos cenários, os homens (35,9%) praticam mais esportes que as mulheres (15,6%); enquanto a situação se inverte para o tema ‘atividades físicas’: são 34% das mulheres ouvidas, contra 22,9% da seleção masculina.

Foram entrevistadas 8.902 pessoas nos 27 Estados, em capitais e interior – essa amostra abrange cerca de 146,7 milhões de brasileiros, nos cálculos dos especialistas.

A pesquisa foi bancada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com seis universidades federais: Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Amazonas, Sergipe e Bahia (que coordenou os trabalhos).

MAPEAMENTO

A pedido do Ministério, as equipes também consolidam um mapeamento dos centros esportivos e locais públicos para prática de esporte em todas as cidades do Brasil – onde há quadras poliesportivas, praças com equipamentos, e onde se pratica cada modalidade. O governo vai lançar um site com estes dados ainda este semestre para auxiliar turistas e a população.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.