Now Reading:
O 60º Cannes Lions Festival

Por Pedro Nonato *

Situada ao Sul da França, Cannes é um balneário de ricos e famosos (e também de classe média) às margens do sempre vivo azul do Mediterrâneo, é uma “Hollywood” europeia, temperada com a crème de la crème da França: discreta, culta, menos óbvia, mais chique e sofisticada que a Meca do cinema norte-americano.

Junto da também chique Saint Tropez, Cannes forma o extrato do melhor da Riviera Francesa, também chamada de Côte d’Azur. Lugar para curtir a vida, tomar champanhe, e comer peixes e frutos do mar, ver, ser visto e lançar tendências.

Cannes reserva em cada esquina um potencial encontro com famosos do porte de Catherine Deneuve, Victoria Abril ou Gérard Depardieu e, a cada Ferrari que passa, pode-se reconhecer alguém que é ou que será famoso.

Dois grandes eventos se destacam em Cannes: o badalado Festival International du Film, que acontece em maio, quando o balneário transborda de artistas, paparazzi e, claro, de muitos fãs que infelizmente não têm acesso a nenhuma das 350 salas de cinema do festival que não ficam abertas para os mortais comuns, apenas para convidados e VIP’s.

O outro é o Cannes Lions, o festival internacional da criatividade e de publicidade, que começou ontem (16), termina no dia 22 e que conta com a nata mundial desta indústria e que na sua 60º Edição tem recorde de categorias e inscrições: recebeu quase 36 mil inscrições de 92 países sendo que o Brasil é o segundo maior participante em quantidade de peças inscritas, com 3.473 trabalhos e investimento de R$ 4,6 milhões.

Além de seus hotéis e das suas praias, Cannes ainda tem três cassinos para divertir os ricos e famosos, sendo o mais acessível deles o Croisette, bem próximo ao Palais des Festivals, onde acontecem os dois eventos acima.

O 60º Lions International Advertising Festival terá duração de sete dias e será o maior e mais grandioso de todas as edições composto de cerimônias de premiação, seminários, workshops, exposições, master-classes e muito, mas muito networking mesmo, é considerado como o único local de encontro verdadeiramente global para os profissionais da indústria da comunicação.

Suas categorias são julgadas por júris selecionados com o maior rigor e sempre compreendidos dos melhores profissionais mundiais do setor e poucos lugares no planeta reúnem, a um só tempo, tantos grandes formadores de opinião em cada um de seus respectivos países quanto o Cannes Lions.

Em 2011, para se adaptar aos novos tempos, o festival trocou de “Festival Internacional de Publicidade” para “Festival Internacional de Criatividade” e, desde então, vem agregando novas categorias e consolidando uma tendência que reflete a excelência criativa em todas as formas de comunicação.

O Cannes Lions em números, tomando como base a 59º Edição, de 2012:

  • 34.000 inscrições
  • 15 categorias de competição
  • 2 grandes Galas (festas), com 3.530 participantes em cada (média)
  • 4 cerimônias de premiação
  • 61 seminários
  • 36 workshops
  • 10 aulas magnas
  • 11.000 participantes
  • 2.200 profissionais de marketing
  • 139 países inscreveram peças
  • 90 diferentes nacionalidades presentes

 

* Publicitário, colaborador correspondente do portal Esplanada na Europa

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.