Now Reading:
O Tour de France

Por Pedro Nonato*

Dia 22 foi a etapa final da 99ª edição do Tour de France – a prova mais prestigiada dos três Grand Tours do calendário do ciclismo europeu – que teve, pela primeira vez, um ciclista britânico como vencedor, Bradley Wiggins.

Wiggins, de 32 anos e por três vezes campeão olímpico, cruzou a linha de chegada com os braços levantados diante de milhares de fãs na Champs-Elysées e soube administrar a vantagem conseguida ao longo da prova:  terminou a etapa pelas ruas de Paris com uma margem total, em toda a disputa, de três minutos e 21 segundos sobre o segundo lugar.

Seu companheiro de equipe Chris Froome se consolidou em segundo lugar, enquanto o italiano Vincenzo Nibali foi o terceiro e Mark Cavendish, vencedor da última etapa, obteve sua quarta vitória consecutiva na fase final.

Este ano seu início foi em 1º de julho em Liège, na Bélgica e terminou ontem, 21 dias depois, com a chegada no pódio da Avenue des Champs Élysées, percorrendo 3.497km compostos por um prólogo e 20 etapas, sendo:

  • 09 etapas planas
  • 04 etapas de montanha médias, com 1 chegada ao topo
  • 05 etapas de montanha fortes, com 2 chegadas ao topo
  • 02 estágio contra-o-relógio individuais

O “Tour” – como é conhecido na França – premia várias categorias, que são diferenciadas pela cor da camisa (maillot), e os vencedores deste ano foram:

  • amarela (maillot jaune) para o n° 1 na classificação geral: Bradley Wiggins, Grã-Bretanha
  • verde (maillot vert), para o 1º na classificação por pontos: Peter Sagan, Itália
  • branca com bolas vermelhas (maillot à pois rouges), para o competidor que mais conquistou pontos nas montanhas: Thomas Voeckler, França
  • branca (maillot blanc), para o melhor competidor jovem (até 25 anos): Tejay Van Garderen, EUA
  • competidor mais combativo: Chris Anker Sorensen, Dinamarca
  • equipe vencedora: RadioShack-Nissan, de Luxemburgo

A caravana dos patrocinadores foi criada em 1930, a caravana conquistou marcas, público e se tornou parte do show, a ponto de 47% dos espectadores terem vindo este ano especialmente para vê-la – confiram aqui seus principais números:

  • 33 marcas presentes
  • 160 carros alegóricos
  • 20 km de extensão
  • 600 pessoas na organização
  • 03 ambulâncias com paramédicos
  • 04 motociclistas para orientar o comboio
  • 45 minutos de duração, antes dos competidores
  • 16 milhões de brindes dados ao longo do percurso
  • investimentos entre € 200.000 € a 500.000 € por patrocinador

* Publicitário brasileiro, residente em Paris, colaborador da Coluna 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.