Now Reading:
Os 50 anos de Brasília em Paris

Por Pedro Nonato *

Até o dia 15 de junho, dentro das comemorações internacionais – já esteve na Espanha, no Chile, em Portugal, na Argentina, no Chile e na Índia – pelos 50 anos da Capital Federal, o Espace Oscar Niemeyer (na sede do Partido Comunista francês), apresenta pela primeira vez na França a exposição “Brasilia: um demi siècle de la capitale du Brésil”.

Apesar dos seus cinquenta anos terem sido festejados em 2010, pelo mundo todo ainda são celebrados os sonhos do Presidente Juscelino Kubitschek, do Arquiteto Oscar e do Urbanista Lucio Costa.

Desde 1987 reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, Brasília representa um dos maiores feitos arquitetônicos e urbanísticos de toda a história contemporânea e esta mostra traz uma série de peças como documentos inéditos, objetos raros, fotografias históricas e maquetes que ilustram muito bem o gênio criativo que a erigiu.

Morei em Brasília por alguns anos quando fui da Sucursal do Jornal do Brasil na Capital e, confesso sem nenhuma reserva, que adorei suas paisagens, seu céu, sua mistura de gente acolhedora  e, ao ser transferido para São Paulo, lá deixei inúmeros amigos com os quais me relaciono até hoje sem interrupção.

Ao sair da exposição me bateu um baita orgulho de ser brasileiro, de ter morado no Planalto Central e ainda de ter, autografados, dois livros do Presidente Juscelino Kubitschek, “Meu Caminho Para Brasília” (1974) e “Porque Construí Brasília” (1975), ambos de Bloch Editores.

Espace Oscar Niemeyer

2, Place du Colonel Fabien
19ème arrondissement

Telefone: 01 40 40 12 12
www.brasilia50.info

* Publicitário, colaborador correspondente da Esplanada na Europa 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.