Now Reading:
Painéis e peças devem elucidar acidente com Campos

Painéis e peças devem elucidar acidente com Campos

Embora por força da lei não divulguem, técnicos do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica acreditam que as peças e painéis eletrônicos da cabine do jato recolhidos dos destroços poderão elucidar os motivos da queda do jato Cessna PR-AFA, que matou pilotos, Eduardo Campos e equipe em Santos.

No entanto, agora sem os dados de voz da caixa-preta do avião, as investigações deverão ser mais demoradas.

Há fortes indícios de que o mesmo problema elétrico que causou falha na ignição do jato em junho, em Londrina (PR), como relatado por pilotos, pode ter causado o corte de energia para o CVR, aparelho que alimenta a caixa-preta do jatinho.

Em tese, isso explicaria a ausência de dados de voz da cabine do voo fatídico que vitimou Eduardo Campos e equipe.

Os técnicos agora concentram as investigações nos painéis eletrônicos, softwares e objetos recolhidos da cabine, em trabalhos nos laboratórios de Brasília e São José dos Campos (SP).

VOO CEGO

No momento da aproximação da base aérea de Santos, o piloto estava sem ‘teto’, ou visibilidade, no linguajar aeronáutico. Ele teria embicado o jato para ver a pista e a perdeu. O CENIPA já tem as fotos de satélite do dia que comprovam o mau tempo.

SEM PRESSA

Experientes pilotos e especialistas em segurança de voo indicam que o CENIPA terá um relatório final de ‘fatores contribuintes’ para o acidente dentro de um ano.

MUNDO DE OLHO

Junto com o técnico da fabricante Cessna, desembarcaram em Santos funcionários da Federal Aviation Administration, do governo americano. É praxe para estes casos. Quando um jato da Embraer caiu na Ásia há poucos anos, uma equipe do CENIPA foi acompanhar as investigações.

EFEITO COLATERAL

A Cessna tem suas preocupações evidentes: maior fabricante de aviões de pequeno porte e executivos do planeta, as ações da companhia vão ao chão em caso de descoberta de eventual falha de motores.

ROMARIA AÉREA

Além de voos comerciais lotados para a cidade, de todo canto do País começam a decolar jatos executivos rumo ao Recife. Espera-se o início do velório de Eduardo Campos e demais vítimas do acidente para este domingo. O presidenciável Pr. Everaldo (PSC) já embarcou ontem para Pernambuco.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.