Now Reading:
Paris ou Londres. Londres ou Paris. Eis uma boa questão

Paris ou Londres. Londres ou Paris. Eis uma boa questão

Por Pedro Nonato *



Cresci escutando meus pais discutirem qual cidade era melhor. Meu pai, prático como ele só, era defensor ferrenho da capital britânica e minha mãe, uma romântica, só tinha olhos para a Cidade Luz.

Muito novo me apaixonei por Paris, mas agora, tendo que ir quase que mensalmente à cidade vizinha, tenho que confessar que ando com segundos pensamentos àquela que para mim parecia esfíngie pronta para me devorar.

Apesar de Paris ser a capital e a cidade mais populosa da França, ela é bem menor e bem menos populada do que sua rival inglesa: são apenas 106km2 e somente 2,2 milhões de habitantes, ao passo que Londres tem mais de 1580km2 e 8,2 milhôes de habitantes com esses números percebe-se que Londres tem uma densidade habitacional menor que Paris, imagine.

Era de se esperar que Londres fosse suja e mal frequentada, certo? Errado, é bem mais limpa e bem mais civilizada que minha (ainda) amada Paris. Aliás sua limpeza é impressionante, mesmo.

A história das duas é semelhante, tendo começado a se formar como núcleo urbano a partir da chegada das tropas romanas, Paris como Lutécia em 52 a.C. e Londres pouco depois, em 43 d.C. com o nome de Londínio.

Como importância econômica, Londres é um centro financeiro mundial e assim é Paris também. Durante a Segunda Guerra, Paris capitulou e Londres resistiu. Na mesma guerra Paris foi preservada e Londres arrasada. Na história contemporânea Paris ofereceu 1968 e Londres a revolução cultural, com Beatles, mini-saias e Twiggy.

Londres tem sua Westminster Abbey, cuja construção data de 1050 e Paris, a Notre-Dame, é claro, de 1163. Londres tem excelentes serviços, prestados por pessoas atenciosas e que dão valor ao cliente, já Paris, ora Paris tem parisienses, precisa dizer algo mais?

Realmente não sei mais o que pensar. Estou confuso. Até na gastromia há em Londres excelentes restaurantes (não de comida local, que essa é insuportável: cesta de três pontos para Paris).

Mas agora falando sério, Londres é um barato, sem dúvida. Mas não troco Paris por ela, não.

* Publicitário, colaborador correspondente do Portal Esplanada na Europa

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.