Brasília -
Brasília, BR
24°C
céu limpo
29 de junho de 2022 - 18:34h
Rádios parceiras
Brasília - 29 de junho de 2022 - 18:34h
Brasília, BR
24°C
céu limpo
Rádios parceiras

Petrobras prepara concessão dos dutos

#compartilhe

A mando da presidente da Petrobras, Graças Foster, com o endosso da presidente Dilma, um grupo sigiloso conclui estudo para a concessão da operação dos principais dutos de gasolina e óleo. Os três mais lucrativos entraram na lista. Por eles passa boa parte do combustível vendido a distribuidoras do Sudeste, Centro-Oeste e Sul: o de Paulínea (SP)-Brasília, o do Paraná-Santa Catarina, e o do Recôncavo-Jequié, na Bahia. A concessão prevê lucro bilionário e objetivo é usar dinheiro para investimentos na exploração do pré-sal. Procurada, a Petrobras decidiu não se pronunciar.

CAMINHO DO LUCRO. Os dutos são de operação da Transpetro, que vende diretamente o combustível das refinarias para as distribuidoras e economiza no transporte rodoviário.

GRANADUTO. O duto Paulinea-Brasília é o mais lucrativo. Abastece o interior paulista, o triângulo mineiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e DF. Custou US$ 500 milhões no governo FHC.

ARREDACAÇÃO. O negócio é tamanho que, só de impostos no Distrito Federal, a estatal paga R$ 60 milhões por mês. O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, é contrário à concessão.

Leia a íntegra da coluna nos jornais (ao lado)

1 comentário em “Petrobras prepara concessão dos dutos”

  1. ROBSON SANTOS SILVA

    SE O NEGOCIO É LUCRATIVO PORQUE A PETROBRAS JUNTAMENTE COM O GOVERNO FEDERAL TEM QUE ENTREGAR ISTO PARA A INICIATIVA PRIVADA? PORQUE O GOVERNO NÃO CRIA OS MEIOS NECESSARIOS PARA ISTO CONTINUAR SENDO DO POVO BRASILEIRO? PORQUE NÃO MUDAM AS LEIS OU CRIAM MEDIDAS PROVISORIAS PARA QUE ESTE NEGOCIO BILIONARIO PERNAMEÇA NAS MAOS DO GOVERNO FEDERAL?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.