Brasília -
loader-image
Brasília, BR
4:56 pm,
temperature icon 26°C
céu limpo
Humidity 34 %
Wind Gust: 0 Km/h
16 de julho de 2024 - 16:56h
Parceiros
Brasília - 16 de julho de 2024 - 16:56h
loader-image
Brasília, BR
4:56 pm,
temperature icon 26°C
céu limpo
Humidity 34 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

PPCUB, um convite ao camburão – parte 2

Foto: Divulgação/Oh Happy Way
#compartilhe

Os defensores do chamado PPCUB, que nas mãos de mandatários tornou-se um plano de expansão imobiliária avalizada por decisão política camuflada no eufemismo de regulamentação urbana em Brasília, estão espalhando que há desinformação sobre o recém-aprovado na Câmara Distrital de Brasília. Balela.

O Plano de Preservação do Conjunto Arquitetônico de Brasília, essencial sim para organização urbanística, há quase 20 anos virou instrumento político de diferentes Governos para atender a ganância especulativa do bilionário setor na cidade. Aos poucos vem descaracterizando Brasília destinando áreas verdes para construções.

Não é diferente desta semana. Tão açodado e encomendado que foi apresentado em março deste ano, num projeto de 1.000 páginas, e já aprovado. Hotéis de 3 andares agora podem subir mais 10 pisos – sem qualquer avaliação de impacto de trânsito. Sem contar as áreas do cerrado ainda preservadas na beira do Lago e na futura quadra 500 Sudeste, entre o Palácio Buruti e o QG do Exército. 

Enquanto classes de historiadores, arquitetos, e sociedade defensora do Plano original de Brasília lamentam de mãos atadas – ou sem votos e representantes suficientes na CLDF – estes incentivam o discurso de defesa numa fake news elegante acusando os críticos de desinformação. Outra balela.

Brasília está em desconstrução acelerada. As tradicionais grandes descampados verdes das entrequadras nas Asas Norte e Sul, onde famílias se divertem diariamente, estão na mira para os próximos anos. Mas o camburão também pode vir na mesma velocidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.