Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 12 de julho de 2025 - 3:16h
Parceiros

Prisão de João de Deus causa falência de pousadas e comércios em Abadiânia

Crédito: Agência Brasil
#compartilhe

Número de desempregados no pequeno município pode chegar a 1.500; Boa parte do comércio e hospedagens dependia dos turistas e fiéis

A pequena Abadiânia, de 19 mil habitantes em Goiás, vive dias de agonia após a prisão do médium João de Deus, cuja Casa Dom Ignácio de Loyola, que comandava em sessões de cura espiritual, movimentava mais da metade do PIB do município.

A Prefeitura renova este mês o cadastro das 69 pousadas – e estimativas de fontes apontam para fechamento de mais de 50 delas. Números extraoficiais indicam 1.500 os desempregados do comércio e hospedarias após a debandada de fiéis e turistas. Na rua que dá acesso ao centro espírita, apenas uma revenda de açaí e uma cafeteria (à venda) sobrevivem. As informações são apurações da Coluna junto a moradores e Prefeitura.

Para piorar a situação já tensa, a concessionária Triunfo, que administra a BR-060 (Brasília-Goiás) que corta Abadiânia, estuda o ‘rebaixamento de nível’ da pista no perímetro urbano – em que novo trecho seria ‘cercado’ por muro ou desnível gramado, sem visão da cidade pelos motoristas da via, segundo fontes relataram.

Pelo contrato de concessão, a concessionária é obrigada a cuidar de varrição, calçamento e asfalto do perímetro urbano, coisa de R$ 100 mil/mês que seriam economizados com o ‘rebaixamento’ da pista. Não conseguimos contato com a Triunfo.

Acusação

João de Deus é acusado pelo Ministério Público de assediar sexualmente, nas últimas décadas, mais de 300 mulheres que frequentaram a Casa Dom Ignácio de Loyola.

Alguns turistas ainda visitam Abadiânia, cientes do escândalo – uma média de 300 por mês, conta um comerciante sob anonimato. Para eles, é o lugar (a Casa Dom Ignácio) com cristais subterrâneos, e não somente o médium, quem energiza as pessoas em suas orações.

Contam moradores que o lugar exato da Casa foi indicado para construção décadas atrás pelo também médium Chico Xavier, em visita à cidade e a João de Deus, por conter energia de cristais no subsolo. Algo muito importante na visão de espíritas.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.