Brasília -
loader-image
Brasília, BR
7:15 pm,
temperature icon 26°C
céu limpo
Humidity 53 %
Wind Gust: 0 Km/h
26 de abril de 2024 - 19:15h
Parceiros
Brasília - 26 de abril de 2024 - 19:15h
loader-image
Brasília, BR
7:15 pm,
temperature icon 26°C
céu limpo
Humidity 53 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

PT dificulta votação de autonomia do BC

#compartilhe

Defendida no plano de governo do candidato derrotado do PT à presidência, Fernando Haddad, a autonomia do Banco Central enfrenta resistência do partido na Câmara dos Deputados. A bancada é a terceira maior do Parlamento.

Dois projetos tramitam no Congresso Nacional. Um deles, enviado pela subchefia de assuntos parlamentares do Palácio do Planalto (PLP 112/19) poderá ser votado após o Carnaval, segundo previsão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A bancada petista, liderada pelo deputado Ênio Verri (PR), sustenta que o BC já tem “bastante autonomia”.

Verri também afirma que “o Banco Central não sofre nenhuma intervenção do dirigente do país, não importa qual a linha ideológica, se de esquerda, direita, ou de centro”. Conceder a autonomia, complementa, “será a absoluta subordinação da economia brasileira aos interesses das bolsas de valores”. 

Mandatos

Entre outros pontos, o projeto cria mandatos para o presidente e para os diretores do Banco Central. O relator, deputado Celso Maldaner (MDB-SC), alterou o texto para assegurar o mandato do atual presidente do BC e de mais dois diretores até de 2024.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.