Parceiros

Brasília -

Parceiros
Brasília - 4 de julho de 2025 - 19:44h
Parceiros

Radiografia da PF: há bolsonaristas, antifas e lulistas na nova sede

Foto: Agência Brasil
#compartilhe

Quem circula pelos corredores do novo ‘Máscara Negra’ – a nova e envidraçada sede da Polícia Federal em Brasília – nota que a corporação (delegados e policiais, principalmente) está dividida nos perfis, o que não interfere – assim se espera – nas investigações.

Um veterano da turma do coldre comenta: nunca foi tão rachada.

Segundo conta, há os bolsonaristas antipetistas e os bolsonaristas anti-STF (que alegam inconstitucionalidade nas decisões monocráticas do ministro Alexandre Moraes). Existem também os petistas-antifas e os lulistas, apoiadores do ex-presidente Lula da Silva.

Recentemente, a PF passou um susto, que uniu delegados e policiais – duas classes que há décadas se estranham na corporação, lutando no Congresso por mais direitos. Um ‘jabuti’ (emenda num projeto sem qualquer ligação com o assunto discutido) foi incluído pelo relator da PEC da reforma administrativa.

O texto dava poderes ao diretor-geral (cargo de confiança do presidente da República) para escolher os delegados para cada inquérito. Isso quebraria a regra da corporação dos procedimentos legais da investigação, em que cada assunto é distribuído automaticamente para os delegados dos departamentos responsáveis.

O ‘jabuti’ caiu. E o caso foi visto como uma tentativa do Governo em controlar os inquéritos da PF.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.