Now Reading:
Reforma Política pode ficar só na ‘Janela’

Reforma Política pode ficar só na ‘Janela’

A Reforma Política relatada pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS) está em risco. Maior bancada na Câmara junto com o PT, o aliado PMDB não vai apoiar as medidas. O líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ) diz que a lista flexível e o financiamento público exclusivo não têm respaldo da bancada. Para Cunha, só a ‘Janela’ passaria – uma permissão para que políticos troquem de partidos a um ano da eleição sem perder o mandato – o que não entrou no relatório. O pacote entra em pauta dia 9 de Abril.

ITENS. Fontana propõe o fim de coligações em eleições proporcionais, coincidência de todas as eleições em única data e alteração da data de posse de presidente e governadores.

SONDAGEM. Pelo ouvido no Congresso nos últimos dias, só as coincidências de eleições e a mudança da data de posse encontram consenso. Fontana não prevê a ‘Janela’ em seu relatório.

NEM TANTO. Indagado se o financiamento público extinguiria a prática do Caixa 2, o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), já soltou essa: ‘Acabaria com pelo menos 80%’.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.