Now Reading:
Retrospectiva Esplanada

Aconteceu há dois anos. O então deputado federal José Aníbal (PSDB-SP) entrou no banheiro do Cafezinho gritando “Carlão, Carlão!”. A cena, tão surreal quanto hilária, foi digna de registro, como outras tantas e de variados personagens do Poder, para revelar ao leitor que a política tem seu lado cômico. Mas também a importância de mudar, a cada dia, a vida do cidadão. Como dizia Max Weber, somos todos políticos. A coluna faz uma retrospectiva de algumas das principais notícias exclusivas publicadas em 2012.

Baixinho é Brasília

E o Romário, quem diria, revelou-se bom parlamentar. Gostou tanto que trocou o Rio por Brasília nos fins de semana. E comprou na capital casa de R$ 25 milhões no Lago.

Cores do Poder

Num desembarque no Rio, a presidente Dilma descobriu que o prefeito Eduardo Paes (PMDB) pinta o cabelo, e com a mesma tinta que ela usa. Trocaram dicas. Ele adorou.

Cabral Ministro

Sérgio Cabral será ministro até o início de 2014. Foi trato com a presidente, numa conversa a sós de uma hora dentro do carro dela na Base do Galeão.

Restrição às pensões

O governo tem no prelo a nova reforma previdenciária. A maior mudança é a implementação da carência para recebimento de pensões nos casos de morte. Só haverá benefício para órfãos e cônjuges com contribuição mínima de dois anos. Será extinta a pensão vitalícia para as(os) viúvas(os) jovens, com idade inferior a 40.

Diário do Poder

Das que viraram charges de Aliedo. Houve o dia que numa comissão o deputado Pittiman (PMDB-DF) reclamou que estava há horas representando o PMDB no plenário. No que Pedro Simon (PMDB-RS) retrucou: ‘E eu estou aqui há 40 anos’.

Cena 2

Ele ri amarelo, mas o boa praça senador Gim Argello (PTB-DF) pode confirmar o que a coluna revelou: o dia que tentou salvar um garoto na praia em São Vicente (SP) e, acima do peso, teve de ser socorrido pelos salva-vidas.

Oito rodas

Um deputado estadual de Minas, rico de família, comprou apartamento em Miami e pôs uma Ferrari na garagem. Não satisfeito, fez o mesmo em Paris. Com outra Ferrari.

Escolta aérea

Publicada em 11 de Fevereiro: O deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi retirado por federais de avião em Brasília e levado de volta ao raio-x, onde se recusara a passar.

Crise no PP

A coluna antecipou a saída do ministro Mario Negromonte (PP-BA) do Ministério das Cidades. O partido rachou na Câmara e ele perdeu a base. A presidente Dilma decidiu sua demissão. Até hoje Negromonte não voltou às reuniões da Liderança.

Serra na Saúde

O governador Geraldo Alckmin convidou José Serra para ser secretário de Saúde do Estado a partir de 2013. Ele deve aceitar. É estratégia para fortalecer seu nome ao Senado e limpar caminho para Aécio se candidatar ao Planalto.

Deltaduto

No auge da CPI do Cachoeira, publicamos a lista com nomes de dezenas de empresas laranjas que receberam dinheiro da Delta Construções, o chamado Deltaduto. Todas elas serão investigadas pelo MP Federal.

Grampo na sala

Fernando Cavendish, dono da Delta, foi grampeado na própria sala da presidência da empreiteira, na sede no Centro do Rio. Descobriu pontos de escuta nas paredes. Tem indícios de arapongagem da concorrência.

Garota Cachoeira

Carlinhos Cachoeira tinha estratégias peculiares de conquistar clientes. Chegou a pagar garota de programa para o filho do governador do Tocantins, numa visita a Goiânia.

Piada

O PTB de Roberto Jefferson, delator e réu do Mensalão, chegou a estudar, sob anuência dele, projeto de lei que exigiria FichaLlimpa para o… eleitor votar.

Mistério

Continua o mistério sobre a fazenda comprada no Texas por servidora da Secretaria Nacional de Drogas, terra dos fazendeiros mais ricos dos Estados Unidos.

PSD governista

O PSD entrará no governo Dilma de braçada. A senadora licenciada Kátia Abreu será ministra da Secretaria de Portos. Estuda o setor e despeja elogios em Dilma.

Guerra no PDT

O ex-ministro Carlos Lupi foi a Lula e, a pedido do ex, a presidente Dilma o receberá. Ele quer derrubar Brizola Neto do Ministério do Trabalho. PDT pode virar oposição.

Ponto Final

Investigado, mas não preso pela PF na ‘Porto Seguro’, o ex-senador Gilberto Miranda carregava a quadrilha no seu jatinho. E agora vive na moita na casa de Barcelona.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Input your search keywords and press Enter.