Brasília -
loader-image
Brasília, BR
5:14 pm,
temperature icon 28°C
nuvens dispersas
Humidity 44 %
Wind Gust: 0 Km/h
14 de abril de 2024 - 17:14h
Parceiros
Brasília - 14 de abril de 2024 - 17:14h
loader-image
Brasília, BR
5:14 pm,
temperature icon 28°C
nuvens dispersas
Humidity 44 %
Wind Gust: 0 Km/h
Parceiros

Violência em SP: Dilma lavou as mãos para milícias e facções

#compartilhe

A suspeita de guerra velada entre milícias e uma facção criminosa que fez explodir a violência em São Paulo poderia ter a intervenção constitucional da Polícia Federal, mas o governo recuou. No fim de setembro, ao sancionar a lei que dá pena maior para grupos de extermínio (ou facções) e milícias, a presidente Dilma vetou o artigo que tipificava o crime como federal, e manteve o poder da Polícia Civil de cada Estado na investigação. Uma forma de não constranger ou comprar briga com os governadores.

CAUTELA. Ao vetar, a presidente evitou crise política com os governadores, porque conotaria intervenção. Mas os que negam ajuda não conseguiram frear os crimes.

NO FRONT. A lei sancionada é do padre e deputado Luiz Couto (PT-PB), com cabeça a prêmio, conforme revelamos. Agora anda escoltado pela PF e com colete à prova de balas.

NO FRONT 2. ‘Se for preciso fazer uma PEC para tipificar como crime federal, faremos’, avisa o deputado. Foi com seus relatórios que os governadores do Nordeste limparam a área.

Leia a íntegra da coluna nos jornais (ao lado)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.